quinta-feira, 1 de abril de 2010

Comprando livro




Vamos reclamar do analfabetismo! Do brasileiro, que é um iletrado! Os americanos lêem 10 livros por ano em média, os franceses lêem 7 e os brasileiros usam os livros pra calçar a mesa de jantar, que tá tronxa. Haha! Achou engraçado? Eu não. É um merda isso, até porque é cultural. Ou seja, mesmo que toda a população brasileira fosse alfabetizada, isso não ia significar que a gente ia passar a ler mais livros. Saber ler e querer ler são coisas bem diferentes. E ter condições de ler, mais ainda. Tu gosta de ler? Eu adoro. Quanto tu gasta com livros por ano? Eu não sei quanto eu gasto, mas posso afirmar que é menos do que eu gastei ano passado. Fui hoje na Livraria Saraiva, ali no shopping recife. Achei um livro sobre a História do Japão. Autor quase desconhecido, edição nacional, umas 250 pra 300 páginas, papel de qualidade mediana, capa simples. Pensei “vão ser R$ 35,00 bem investidos”. Passo o livro na máquina de leitura. Meu coração pula uma batida. R$ 87,00. Não, sério. Atordoado, pego um livro sobre a alimentação no Brasil que parece interessante. Mesmas características do anterior, sendo que um pouco mais fino ainda. R$ 47,00.
Não levei nenhum.
Não compro mais livro. Não compro mais CD. Nem DVD. Jogos de computador, nem pensar. Gibi, parei faz tempo. Revista, só leio na livraria, ainda bem que lá tem poltrona e ar-condicionado. E por aí vai. Baixo tudo o que posso, pasifudê. Ah, aí é foda, assim o mercado editorial vai morrer! O mercado musical e de filmes vai morrer! Todos os mercados do mundo vão morrer! E por SUA causa, Fred, seu porco egoísta!
Foda-se. Um dia, tudo morre. Miguel Arraes morreu. Porra, até Dercy Gonçalves morreu. Mas com esses preços que tão praticando por aí, as lojas tão virtualmente escrevendo na etiqueta dos seus produtos “Não seja otário. Não compre, baixe.” Apologia à pirataria da minha parte? Não, revolta quanto aos preços abusivos. Quer ler um livrinho, véi? Se fudeu, vai ter que desembolsar o equivalente a uma passagem aérea na baixa estação. Agora tente convencer um adolescente adquirir o nobre hábito da leitura desse jeito. Com 87 contos, meu amigo, o pirraia passa a noite no rebolation, tomando uísque com redbull e no final da noite, ainda pega um motelzinho, talvez até mesmo com tua irmã mais nova. Ainda bem que só tenho irmãos. Dentro de uma realidade tão absurda como essa, só nos resta uma coisa.
A televisão.
O primeiro que me der um tiro na cabeça ganha um saco de xaxá, do amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai, danado, reclama!