quinta-feira, 13 de maio de 2010

ônibus vazio


O ônibus pára e eu subo. Distraidamente, passo o cartão magnético pela maquineta enquanto procuro meu MP3 Player na mochila. Passo pela catraca e levanto o olhar para o corredor do ônibus. O que eu vejo quase faz meu coração parar.










Ninguém. O ônibus, salvo pelo motorista, o cobrador e por mim mesmo, encontra-se totalmente vazio. O susto é tão grande que fico alguns minutos tentando processar, em meu cérebro condicionado, uma situação tão bizarra. Pegar ônibus vazio no Recife, tipo, completamente livre de pessoas desse jeito, é mais ou menos como avistar um disco voador sendo pilotado pelo Hipopocaré e tendo um caboclo de lança como comissário de bordo. Nem digo que é impossível, mas é difícil pra caralho de acontecer. Por isso, a foto. Sei que todos vão me acusar de mentiroso, tentar apontar todas as falhas grotescas de Photoshop na imagem e tudo mais, mas é verdade. Peguei um ônibus vazio.
É uma sensação estranha poder escolher em que lugar sentar. Sem pessoas anormalmente carentes de atenção do seu lado, tentando puxar assunto sobre coisas que você não dá a menor importância. Nada de anônimos se esfregando em você eroticamente e pondo a culpa no movimento do ônibus. Ausência total de vendedores de caneta, amendoim e DVDs do Padre Marcelo Rossi.
Nada. Liberdade total.
Era uma sensação tão desacostumada, um sentimento de estranheza tão grande, que eu não pude relaxar. Fiquei imaginando por que aquele ônibus em especial encontrava-se assim, tão desprovido de gente. Seria aquele veículo um alvo potencial de bandidos noturnos, que se aproveitavam da baixa densidade demográfica no veículo pra assaltar suas vítimas com calma e lentidão sádicas? E onde estavam os odores almiscarados de suor humano misturado à lágrimas de desespero que eu havia sempre associado ao ato de usar o transporte público? De repente, nada mais fazia sentido e eu já não sabia como me portar nessa situação. Abalado, escolhi um lugar no final do veículo e me encolhi em meu canto escuro e esquecido.
Baixinho, eu rezei pra que alguém, qualquer um, subisse no ônibus.

3 comentários:

  1. É o fim dos tempos! Já disse o Criador: "Filhos, comportem-se! Já apertei o CTRL + ALT, só estou aguardando 2012!!!"

    Ass: Mauro, o rei da galhofa do apocalípse.

    ResponderExcluir
  2. bom ,isso já é algo que eu vivo quase que diariamente... dado o horário que se pega o coletivo, acho que não há nada de muito nefasto neste fato não.Porém lembrar-te-ei que hoje é uma data mais que especial. aniversário do mais querido!!! SPORT CLUBE DO RECIFE.... mais um ano de vida do eterno time de nossos corações. Tá ai uma informação de efeito.

    ResponderExcluir
  3. morar em Setúbal tem essa vantagem, por ser perto do terminal pego muito ônibus vazio e na moral, acho nada ruim! ^^ me sinto a fodona quando o povo vai subindo e o coletivo já tá lotado :D

    ResponderExcluir

Vai, danado, reclama!