quarta-feira, 23 de junho de 2010

Palmares


Muros partidos. Casas despedaçadas. Grandes crateras abertas no meio da rua, tragando veículos, animais e pessoas. Criança vagando sem destino pelas ruas cobertas de lama, enquanto seus pais olham ao redor, se perguntando o que uma cidade poderia fazer para merecer semelhante destino. Como muitas outras da Zona da mata Sul do estado de Pernambuco, Palmares foi castigada pelas chuvas do Inverno, suas avenidas, edificações e famílias destroçadas pela força pavorosa das águas. O município se parece, agora, com uma zona de pós-guerra. Não há eletricidade, água potável, esgoto ou serviços. A ponte que leva à cidade foi trazida abaixo pela enxurrada e os seus cidadãos, semi-isolados, necessitam de toda e qualquer ajuda que se possa prestar a eles. Minha amiga e repórter Mariana Demery esteve lá anteontem, ajudando no penoso trabalho de organização e distribuição de doações e mantimentos para o povo de palmares. As imagens que obteve, mesmo depois de as águas terem recuado bastante, falam por si só.




Clique nesse link para ver uma lista, no site do Jornal do Comércio, de pontos de arrecadação. As doações irão não apenas para a acidade de Palmares, mas para todos os municípios que passaram pela destruição causada pelas enchentes. Caso possa, ajude. Mesmo que seja com pouco.
É muito, para quem não tem mais nada.

Um comentário:

  1. É, a situação tá complicada nas cidades do interior do estado. Aqui e em Alagoas. Uma boa quantidade de roupas daqui de casa já seguiu para um dos postos de arrecadação.
    Mas é isso. Não tem muito o que comentar mesmo! Só lamentar e tentar ajudar.

    Ass: Mauro.

    ResponderExcluir

Vai, danado, reclama!