terça-feira, 23 de novembro de 2010

Promessa










- Vó, passei no Mestrado de História da UFRPE!

- Que bom, meu filho.

- E também no da UFPE!

- Parabéns, meu filho.

- E aí? Bora comemorar? Cadê aquele bolo de chocolate eu que gosto tanto e...

- Você vai é pagar sua promessa.

- ...oi?

- Isso mesmo. Eu prometi que se você passasse, ia ter que assistir pelo menos uma missa. E descalço, que é pra Deus ver que você é humilde.

- Peraí, peraí...que história é essa? A senhora promete e eu que pago? Tá certo isso?

- Meu filho, quem se beneficiou da promessa? Eu ou você?

- ...

- Pois é. Vá se arrumar pra ir e nem leve a sandália.

- ...mas pra que santo que a senhora fez a promessa?

- Santo? E eu lá sou mulher de lidar com subalterno? O acordo foi direto com Jesus.

- Ah, tá. O esquema é mais seguro, né, vó?

- Meu filho, você acha que passou por quê? Porque estudou? Me poupe.

- ...

- Na volta você vai ganhar uma jarra de vitamina de abacate, tá bom assim?


Podia ser pior. Ao menos não era uma coisa trabalhosa, como subir o Morro da Conceição com um tijolo na cabeça ou algo indigno, tipo sair correndo pelado pela Avenida Conde da Boa Vista gritando “Jesus entrou em mim!”. O problema mesmo era minha falta de traquejo religioso, já que quando fui à minha última missa sem ser casamento ou funeral eu nem tinha pelo no sovaco ainda. Arrastando desajeitadamente os pés nus sobre o assoalho de uma das incontáveis igrejas centenárias da Cidade Alta em Olinda, eu pensava enojado na quantidade de micróbios mumificados que estavam entrando em contato comigo naquele momento. Não deixava de ser uma experiência histórica. Sem sapatos, barba por fazer, cabelos desgrenhados e vestindo uma camisa preta da banda de metal alemã Blind Guardian, banida do meu guarda-roupa por minha mãe e algumas ex-namoradas, eu mais parecia um mendigo de ar visivelmente constrangido.

Como nunca me interessei muito pela liturgia católica, fiquei sem saber o que fazer durante a missa. Na dúvida, dava uma de jogador de futebol na hora do hino e ia dublando o povo ao meu redor, repetindo as palavras do padre posicionado no altar. Mas o mais complicado era a coreografia seguida pelos fiéis, e que não vinha explicitada naquele jornalzinho que sempre distribuem na porta da igreja. Aparentemente, não aparecem muitos leigos, turistas de outras religiões, ateus ou mestrandos de História por ali. De maneira que acompanhar a missa era mais ou menos como brincar de morto\vivo, sendo que eu sempre errava as instruções e a punição pela falta de jeito na hora de jogar eu só vou saber depois que partir dessa pra glória. Quando o velhinho de andador ao meu lado quase sofria uma síncope tentando ficar de pé, eu sentava. No que eu levantava, tapava a visão das beatas que ficavam atrás de mim e amaldiçoavam a mim e a minha família pela falta de respeito. De vez em quando, eu soltava um “Aleluia” na hora errada, quando estavam todos em silêncio. Duvido que os Toscanos ainda sejam bem-vindos naquela igreja. Com os joelhos doendo do exercício desacostumado, consegui sobreviver ao serviço religioso com minha honra mais ou menos intacta. Voltei para casa com a sensação de dever cumprido e, mais importante, dívida paga.

Eu estava livre do Serasa divino.

11 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkk
    Então vai logo se preparando pra quando você passar no Doutorado!
    ;P
    :*

    ResponderExcluir
  2. ah po, pensa que todo o sacrificio vale a pena...rolu a vitamina de abacate no final?eu pensaria nisso e ia pra missa cumprir a dificil tarefa de ser neto hahaha

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Chorei aqui... o melhor é o argumento pra te covencer: "Meu filho, você acha que passou por quê? Porque estudou? Me poupe."
    Já vi que esse humor refinado é herança genética!

    ResponderExcluir
  4. Santa vózinha, heim!
    Será que ela aceita pedidos de promessa por encomenda???! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Tá reclamando é??
    Vou até fazer uma promessa no teu nome também, mas vou pensar em uma coisa mais elaborada pq tem que dar mais trabalho do que isso.

    ResponderExcluir
  6. Déa, somos dois! Vou prometer a São Long Dong que se Fred passar no doutorado, quando vier a tentar, ele vai... hmm... daqui pra lá eu penso.

    E nem venha pensando que vou pedir promessa a Sylvia Saint, negão. Tá lascado.

    ResponderExcluir
  7. Rapaz, pela descrição, até que tu dava um coroinha ajeitado...

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    É sério isso?! Tua vó fez a promessa e tu teve que cumprir mesmo?!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Não te imagino fazendo isso de jeito nenhum! E descalço!

    Acho que só fui a igrejas em casamentos e velórios... De vez em quando minha mãe diz que se arrepende de não ter me levado pra missa quando eu era pequena... Só não sei pq ela diz isso. Sou uma pessoa tão calma.

    ResponderExcluir
  9. Olha, eu sou católica praticante e gosto de ir à missa, mas sempre me recusei a decorar todas as expressões das missas e todas as horas de sentar e levantar. Não ligo a mínima se alguma senhora olha torto e acha um absurdo que eu ainda esteja sentada quando está todo mundo de pé, inclusive as grávidas e pessoas idosas. Duvido que Deus vá achar ruim. Acredito que Ele tenha mais com o que se preocupar.

    Minha mãe nunca ousou fazer promessas para eu cumprir. Ela sabe que eu não cumpriria. Hehehe!

    ResponderExcluir
  10. Beleza, promessa cumprida!
    Mas barba por fazer?
    Tem certeza?
    rsrs

    =*

    ResponderExcluir
  11. Fred.. não conhecia esse seu humor kkk , agora lendo aqui algumas coisas no seu blog.. Essa história de estudar não aprova ninguém, o lance é a promessa, agora você deveria ver isso com aquele professor que adora essas coisas de agradecer a Deus em primeiro lugar.. sabe de quem estou falando né?? Claro que não posso revelar o nome do Bendito.
    Bom, eu estou pagando as promessas , oferendas e outras tantas outras coisas.. já Missa, nunca consegui acompanhar aqueles lances das igrejas, acho tudo tão complexo, por isso desisti de tudokkkkk e por isso vivo ouvindo dos amigos e amigas católicas que sou uma herege, cheia de pecados e pasme!!! Com pactos com aquele conhecido de todos o demo..
    Já pensou!!!
    Sim, pagando promessas, na verdade oferendas já estou pagando.. ontem fui ao terreiro do pai de santo de uma amigo.. e fui abençoada por Iemanjá.. Bom falta a missa ou coisa do tipo e ainda um culto.. Vamos nessa, experiências.. e olhe no final não tem vitamina de abacate não. Assim, me poupe..kkkk

    ResponderExcluir

Vai, danado, reclama!