quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Texto de convidado: Cadê o rock que tava aqui?






Vi em um desses documentários da vida que a música punk surgiu, basicamente, do cansaço dos jovens ingleses pelo rock produzido no início da década de 1970. Segundo o filme, era uma resposta ácida e crítica ao rock progressivo, com seus intermináveis solos de teclado e letras sem pé nem cabeça compostas por hippies doidões de ácido. Resumindo: rock era coisa de universitário bundão. Entendeu? Ótimo.

Essa lembrança me voltou à memória no último sábado, enquanto eu acompanhava o festival Planeta Terra, em São Paulo. Lá estava eu em uma área chamada Claro Indie Stage. No palco, um cara de codinome Toro Y Moi (que na ocasião eu achava se tratar do nome da banda).

O lugar estava completamente lotado e aí... começa o show...

Toro Y Moi não é rock progressivo, é uma coisa mais pra eletrônico, mas a chatice que despertou os punks nos anos 70 estava toda lá. Os solos de sintetizador, as letras monossilábicas, não era música, eram barulhinhos de computadores. Parecia o som daqueles discos voadores de “Contatos imediatos do 3º graus”. Havia uma guitarra no palco, mas se ouvia uma harmônica aqui e outra lá.

Olhei para o lado. Um monte de jovens com topetes e moicanos encharcados de gel, vestido como estudantes de Hogwarts (gravatinhas e tal) com óculos de graus gigantescos achando aquilo fantástico.

É fato, minhas crianças, a gente precisa de um novo punk... ou de, pelo menos, algo que se aproxime.

Lembro dos primeiros anos da década de 1990, quando Planet Hemp, Chico Science e Raimundos deram um chute na bunda do lixo que a gente tinha aqui desde os anos 80 (os saudosistas do RPM e da Blitz que se fodam). Ou quando Kurt Cobain e toda a galera de Seattle colocaram o rock purpurinado do Poison e do Guns n Roses para correr.

Precisamos de alguém para sacudir a música pop. Fazê-la voltar a ser algo divertido, sem ser idiota. A gente não precisa mais de bandas alternativas formadas por nerds (só do Weezer, claro). A gente precisa de uma molecada que escute Ramones, beba cerveja barata, fale palavrão e pegue mulher. Chega de meninos que beijam meninos.

E não vou nem falar de NxZero, Fresno e etc.

Parece que o politicamente correto veio pra ficar. O máximo que eu vi de anarquia na música, nos últimos tempos, foi o arranca rabo de Zezé di Camargo e Luciano.

E o mesmo vale para cena daqui de Recife. O negócio tá tão brabo que um dia desses, eu tive saudades de Sheik Tosado. Puta que pariu.

Então é isso, me acordem quando o rock voltar a ser feito na periferia e não por estudantes de direito de faculdade particulares. Obrigado.



Texto escrito e gentilmente cedido pelo amigo, escritor e jornalista Geraldo de Fraga.

5 comentários:

  1. gente, não podia me identificar mais!
    fico lembrando quando eu ia prum festivalzinho de shopping aqui em Recife e tinha: devotos, matalanamão, paulo francis vai pro céu...
    o jeito hoje é torcer pra que Cannibal nunca se mude pra SP ou RJ, e continue produzindo.
    acho que de rocknacionalalternativopoliticamenteincorreto só sobrou as Velhas Virgens mesmo... <3

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos de Raimundos dando conselhos sobre como evitar ser encoxado na lotação e dando dicas para comer a prima/vizinha/animal do sexo feminino mais próximo de você.

    Saudades.

    ResponderExcluir
  3. Texto massa! Parabéns a Geraldo de Fraga, o Benito de Paula Heavy Metal. E parabéns a Fred pelo convite feito ao supracitado.

    Ass: Mauro, o galhofeiro do METAAAAAAAAAALLLL!!!

    ResponderExcluir
  4. auhahua. Esse Geraldo de Fraga não tem medo de morrer mesmo. Belo texto com suas tradicionais enrabadas top. Coisa da galera de Casa Amarela mesmo. abs. Álvaro

    ResponderExcluir

Vai, danado, reclama!