quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carnaval de regras, parte I







E o Carnaval finalmente chega ao fim, junto com a paciência, o dinheiro e a esperança que muita gente por aí ainda tinha de casar de branco ou de chegar aos trinta sem descobrir que é pai. Os cariocas acompanharam o desfile das escolas de samba pela TV, os paulistas fizeram confusão imitando o Carnaval carioca, os baianos se arrastaram ao redor dos trios elétricos enquanto os turistas brancos pulavam dentro dos cordões de isolamento e quem ficou ou veio para Recife/Olinda, aproveitou o Carnaval de rua, característica da tradição local, desprovido de abadás de estética duvidosa e ex-BBBs seminuas, mas ainda assim apreciado por muita gente. Vai entender esse povo. A bagunça da folia pernambucana é a um só tempo seu grande trunfo e sua maior fraqueza. Sem regras muito claras, cada um faz seu próprio Carnaval, brinca como quiser e é livre para fazer tudo aquilo que as amarras sociais e familiares impediram durante todo ano. Sim, vovó, estou falando da senhora. Depois conversamos sobre isso. E, por favor, devolva a minha fantasia de Gretchen.

Mas eu divago. Sim, o lado ruim da festa da carne em Pernambuco é o excesso de democracia. Não há seguranças segregando e ditando regras, as troças carnavalescas não recebem notas nem são julgadas por ninguém e a única lei é: não toque Axé. Mas aí já é bom-senso mesmo. Coisa que, durante o Reinado de Momo, parece ser mais raro do que político honesto no Brasil. De forma que o Blog da Reclamação, sempre atento ao seu papel civilizatório, resolveu tomar para si a ingrata, ainda que necessária, tarefa de educar as massas incultas que se aglomeram nas ladeiras de Olinda e nas pontes do Recife, visando ajudar a perpetuar um Carnaval socialmente mais organizado e sexualmente menos constrangedor. Turistas e nativos, sigam essas regras básicas e, ano que vem, diminuam o risco de aparecerem em posições comprometedoras no redtube ou de levarem um tabefe merecido enquanto disputam com um mendigo um lugar para dormir na sarjeta.


- Você não nasceu encangado: Tudo bem dar as mãos para não se perder do seu grupo/namorado/peguete/cafetão no meio da folia, mas não vamos exagerar. Tem gente por aí fazendo filas de 17 pessoas, braços dados, querendo sair da Ladeira da Misericórdia em Olinda e chegar na Praça do Marco Zero, no Recife, unidos como uma centopeia humana e achando que o Mar Vermelho de mundiça vai educadamente se abrir à passagem daquele Moisés coletivo. Não vai e a corrente humana atrapalha, irrita e não faz sentido. Se seu grupo é grande, fragmente-o em porções menores e mais manejáveis de no máximo três indivíduos e combine um ponto de encontro caso alguém se perca. Os marinheiros de primeiro Carnaval, os inseguros e os extremistas podem tatuar um mapa nas costas mostrando locais de apoio e o endereço da casa/hotel onde estão. Supositórios com capacidade de GPS são opcionais para os mais dementes e/ou festeiros.

- Você será julgado pela sua fantasia (ou pela falta dela): Uma das coisas mais legais do carnaval é botar uma fantasia e fingir, por alguns dias ou horas, que a gente é outra pessoa. Só que para cada roupa existe um arquétipo associado, firmemente enraizado no inconsciente coletivo dos bêbados carnavalescos. E é através desses estereótipos que as pessoas vão te enxergar. Por isso não adianta inventar: vá para a folia ciente das reações que sua fantasia vai despertar. Homens anabolizados que se vestem de anjinho/cupido/espartano/Adão/naturista/bebê/Hulk/banhista/salva-vidas/feto ou qualquer outro personagem que exija peças mínimas de roupa já vão sabendo que chamarão atenção apenas da parcela gay do Carnaval. O lance é aceitar a situação e fincar o pé na Rua 13 de maio, em Olinda ou encher a cara e terminar o dia beijando a tia da cerveja. Não há opções intermediárias. Já as meninas que colocam uma fantasia sensual, estilo freira endiabrada ou noiva ninfomaníaca têm todo o direito de se indignar com os imbecis que, entra ano, sai ano, tentam beijá-las á força. O que elas não podem fazer é se lamentar por não terem achado o homem da vida delas, apenas um caso grave de mononucleose. Os desprovidos de imaginação, os desorganizados ou os que acham que usar uma fantasia no Carnaval, por incrível que pareça, é queimar o filme, acabam amargando uma experiência pela metade, com foliões inconvenientes e alcoolizados perguntando insistentemente “E essa fantasia de turista aí, deu trabalho pra fazer?”.



Continua...


10 comentários:

  1. Assino em baixo com todas as regras! Kkkkkk
    Principalmente essa de que deveriam proibir esse pessoal que anda agarrado em grupos grandes, termina formando uma guerra pra ver quem passa e quem fica e quem termina levando empurrão :D
    ass: Dani, leitora assídua ;)

    ResponderExcluir
  2. Kkkkk... muito bom!
    Quem já esteve em Recife/Olinda no carnaval sabe que é bem verdade!!
    Agora só falta saber o que mais vem por aí... posta logooo!!!

    Xerus

    ResponderExcluir
  3. Faltou falar da galera que trabalhou os quatro dias de folia, 12 horas por dia. O que dizer desse povo? É, trabalhei pra barái!

    Ass: Mauro, o galhofeiro trabalhador.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo mas discordo em relação ao carnaval do Rio. Aqui tem muito carnaval de rua e é muito bom!
    Ass: Victor Camineiro

    ResponderExcluir
  5. Oeeeeeee. Victor Camineiro carioca, tirando satisfação!

    Ass: Mauro, o galhofeiro agitador!

    ResponderExcluir
  6. Só tirei onda com o Rio pra chamar tua atenção e tu finalmente ler meu Blog, Victor!

    \o/

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre leio. Só que as vezes quando vou comentar, dá erro.
    :/
    Victor Recifense

    ResponderExcluir
  8. tem uma vizinha que tem uma rede que faz o filho dela durmir de 1 ano que encomoda bastante, este menino so torme tonto, vai ser um alcolatra.

    ResponderExcluir
  9. Cara muito top seu blog , adoro a maneira que vê as coisas . Nãos sei se curte o conteúdo terror porem da uma passadinha no meu , obrigado .

    http://horrorurbano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. DENUNCIAR o site: WOOKI... http://wooki.com.br/
    É preciso alertar empresários, micros empresários e micros empreendedores.
    CUIDADO, vocês estão sendo vitima de um site, conhecido como: http://wooki.com.br/, que captura seus dados seja pessoa física ou jurídica, para comercializar suas informações na internet abertamente.
    este site:http://wooki.com.br/, disponibiliza seus dados, como nome completo, endereço, CPF eOu CNPJ, abertamente colocando você ou sua empresa em risco devido seus dados serem utilizados por pessoas nada idôneas para fins d e estelionato ou algo pior.
    SUGESTÃO: visite o site, na busca do site, veja se seus dados ou dados de sua empresa estão lá sem sua devida autorização.Se estiver, denuncie no Ministério Publico, ou Policia Federal para evitar que você seja vitima amanhã.
    O caso é sério, no site do reclame aqui, tem inúmeras vitimas desse site:http://wooki.com.br/, que tem siudo prejudicadas por terem seus dados pessoais e jurídica disponibilizados em aberto na internet.
    Eu sou uma das vitimas desse site, que disponibilizou sem minha autorização os dados de minha empresa e minha pessoa.
    Reclamei com o site, eles alegam e os dados são publico > Mentira!!!
    Eles utilizam os dados das empresas e pessoas em proveito próprio para ganhar dinheiro.
    UM VERDADEIRO ESTELIONATO !!!

    ResponderExcluir

Vai, danado, reclama!