segunda-feira, 15 de março de 2010

As calçadas do Recife

Nada como um pouco de reclamação estilo utilidade pública. E pra isso, falemos de um assunto que atrai o interesse de todos: buraco. Sim, buraco. Você se interessa por isso. Todo mundo se interessa. Não, não desse jeito que você está pensando, seu pervertido.
Estamos falando, nesse contexto, de buracos na calçada. Pra não polemizar, vamos considerar que qualquer falha em uma calçada, seja ela um buraco propriamente dito ou uma rachadura, um ladrilho faltando, enfim, qualquer merda que possa fazer sua avó tropeçar e quebrar a bacia, é efetivamente um buraco. Como esses que eu tenho o desprazer de mostrar abaixo. Foram todos flagrados em uma MESMA calçada. Em Boa Viagem, bairro de rico, segundo me disseram. Deleitem-se:




Legal, né? O melhor é que, aparentemente, as pessoas adoram usar os buracos de calçada como depósito de lixo, juntando o seboso ao irresponsável, dessa forma criando uma nova categoria de desgraça urbana: o lixão de calçada. Mas eu sou maldoso. De repente, sei lá, as pessoas fazem isso pra juntar o lixo todo num lugar só e facilitar o trabalho dos varredores de rua. Ou então, serve pra amortecer a queda inevitável do cidadão que vai por ali distraído e, em vez de aterrissar no chão duro, vai parar numa pilha de nojeiras das mais variadas procedências. Eu adoro o ser humano.
A partir daí, passamos à pergunta-chave desse texto:
Por que caralho de asa voando tem tanto buraco nas calçadas do Recife?
Simples. Pura falta de fiscalização. Como já andava intrigado com essa questão já há alguém tempo, resolvi concentrar todo o esforço do meu Departamento Jurídico (Nathália) pra apurar de quem é, afinal, a responsabilidade pelos buracos nas calçadas. E a resposta é que, salvo em casos extremos, quando por exemplo Pernalonga derruba um piano ou um cofre da marca Acme em cima de outro personagem de desenho animado, causando uma cratera na calçada, a responsabilidade é do proprietário do imóvel, seja dono único ou, como é mais comum, do condomínio do prédio.
De maneira que a prefeitura poderia, teoricamente, mandar todo mundo consertar essa buracada toda nas calçadas. O valor seria irrisório pra maioria dos condomínios e até mesmo pros proprietários de casas. A vantagem seria inestimável, pra todo mundo. Chega de topadas, unhas encravadas, calos de sangue, quedas ridículas sendo filmadas por celulares e câmeras amadoras e postados no youtube. Nada mais de tropeçar imbecilmente na frente das boysinhas ou ter que dar banho na sua avó acidentada. E, de maneira geral, caminhar com tranqüilidade pelas calçadas da sua cidade, do jeito que deveria ser e não como num jogo de Moon Patrol. É pedir demais?
Quem sabe daqui pra Copa a prefeitura não acorda pra Jesus e passa a fiscalizar a coisa de forma efetiva e duradoura? Senão, o que a gente mais vai ver nos noticiários é as filas de gringos nos hospitais da cidade. Não, dessa vez não porque levaram bala numa tentativa de assalto.
Vai ser tudo por causa de topada mesmo.

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    eu não sabia que tava prestando consultoria pro blog naum!

    Da próxima vez que tu vier com uma pergunta disfarçada de inocência eu vou pedir um prazo pra fundamentar juridicamente pela doutrina, legislação e jurisprudência... :-P
    (é que o povo de Direito tem que falar difícil, pô!)

    ResponderExcluir
  2. A prefeitura daqui fez isso... chama calçada cidadã, o melhor é que ainda mandam o cara refazer a calçada de modo a melhorar a vida dos deficientes.. eu tô adorando isso =D

    ResponderExcluir

Vai, danado, reclama!