sábado, 6 de março de 2010

Miopia

 


Dessa vez eu queria aproveitar o espaço pra fazer uma reclamação em relação a algo extremamente pessoal: minha miopia. Tá, tem gente que tá pior. Tem gente que é cego. Tem pessoas por aí que são cegas e pobres. E tem cara por aí que é cego, pobre e corno, o que parece confirmar a hipótese de que Deus tem, de fato, um senso de humor doentio. Enfim, problema deles. E falo isso sem medo de represálias, já que, se essas pessoas se encaixam nas categorias anteriormente citadas, são incapazes de ler as atrocidades que eu escrevo aqui. Mas enfim. Minha miopia. Hoje em dia, ela fica em algo em torno de 0 alguma coisa e 1 e um pouquinho. Não é muito, mas não deveria ser nada, porque fiz uma merda de uma cirurgia corretiva cerca de sete anos atrás, justamente pra acabar com o problema. Uma cirurgia a laser, veja bem. Não consigo pensar na palavra “laser” sem que me venham na cabeça imagens de naves alienígenas e pistolas de raios. Juro que esperava que o médico que ia me operar estivesse portando um sabre de luz. Não foi bem assim. Na verdade, esperei pra caralho numa salinha, vestindo aquelas roupas de hospital que te deixam de rabo de fora. O médico, não satisfeito, decidiu popular a dita sala com umas três velhinhas beirando os noventa. Todas com o rabo de fora também. Até hoje sinto calafrios quando chego perto da minha avó.
A cirurgia em si é até rápida, mas chega a ser traumática de tão bizarra. Primeiro, afogam teu olho em colírio analgésico. Você coça o olho e, sem encontrar resistência, já que tá tudo adormecido, acaba cutucando o cérebro. Então, o sádico de plantão, também conhecido como cirurgião oftalmológico, coloca umas presilhas no teu olho, que te impedem de fechá-los e até de piscar! Putamerda! Laranja mecânica, alguém? Depois, usam uma espécie de fatiadora de frios...sabe, daquelas que tem na padaria e corta o fiambre das criancinhas. Eles usam aquela merda pra cortar uma tampinha na membrana que recobre a tua córnea, expondo-a ao laser e ao prazer pervertido do médico. E tu pensa que o colírio pára? Ficam jogando o troço no seu olho sem dar trégua, sem que você possa piscar ou fazer qualquer coisa que alivie sua agonia. Chega um momento em que você tem dois filetes eternos escorrendo dos seus olhos até os ouvidos, compostos de colírio, lágrimas e desespero, amargo desespero. O médico então, gargalhando loucamente, se utiliza de uma pinça, possivelmente corroída pelas lágrimas de incontáveis vítimas anteriores e levanta a porra da tampinha da sua córnea! Há um zumbido horrendo, como o lamentar dos inocentes sendo atirados ao fogo do inferno e a máquina laser, operada pelo maníaco que se diz médico, começa a queimar a sua córnea. Pois é. Dá pra sentir o cheio de queimado. Da córnea. Traumatizou? Ótimo, porque é bom você ter certeza do que quer quando faz uma cirurgia assim, já que a minha miopia, por exemplo, não foi totalmente curada. E eu paguei por isso. É, eu sou um zé buceta, admito.
Mas isso foi há anos atrás. Hoje em dia, as técnicas melhoraram consideravelmente e, se você tiver um plano de saúde decente, nem vai precisar pagar por isso. Minha amiga Déa fez recentemente e tá boazinha. Antes da cirurgia, ela não conseguia distinguir um abajur do irmão dela. Precisava usar óculos pra achar as lentes de contato. Basicamente, a visão dela era uma eterna tela expressionista, o que, pensando bem, é até uma maneira foda de encarar a vida, ainda que pouco prática no dia-a-dia. Saiu da cirurgia já enxergando tudo, certamente maravilhada com todas as cores e formas que agora se apresentavam à sua vista, distinguindo detalhes antes invisíveis para ela, como borboletas, pequenas flores, carros, edifícios, essas coisas.
E eu continuo aqui, ainda usando minhas muletas visuais, também conhecidas como óculos. Eles se perdem, quebram, desgastam, sujam, arranham e quando vou andar de bicicleta na beira da praia, voltam com tanto sal nas lentes que daria pra temperar um bife. Minha miopia não zerou, só minha conta bancária.
Por isso, crianças, quando pensarem em fazer uma cirurgia, não pensem que a palavra “laser” vai ser garantia de bons resultados. Procurem conhecer o histórico do médico que pretende realizar a operação em você e, caso você não fique totalmente satisfeito com a ficha dele, não se constranja.
Mande ele enfiar o laser dele no cu e procure outro profissional. Melhor do que se arrepender depois.



4 comentários:

  1. Se algum dia passou...pela minha cabeça...se quer por um instante a vontade de fazer uma cirurgia para corrigir minha miopia....acho que ela passou mesmo..bem longe.....principalmente depois de ler..sua experiência..principalmente com todos os detalhas...seu mole..admito...
    Mas deixa eu aqui...com minha lentes... adoro elas....E sim....se algum dia vc passar por mim e eu não falar com vc....foi sem querer..com certeza saí de casa sem elas....kkkkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. --


    ei, pô. das duas uma: ou teu médico te enrolou ou tu é muito mané, não pesquisou direito e tomou no papeiro.

    como acredito mais na primeira (com uma pitada da segunda, aquela velha esperança que cega a gente - sem trocadilhos, tá?), turbinada pela vontade de não usar mais óculos, vamos lá: há trocentos anos, tive vontade de fazer essa maldita cirurgia. procurei uns dois oftalmos e os dois foram bem claros: não há garantia de que sua miopia nunca mais volte. simples assim, amigo.

    tomaste no OLHO do cu. =p

    no mais, parabéns, véi. o blog tá hilário.


    --

    ResponderExcluir
  3. AINDA BEM que Nathália não leu isso antes de fazer a cirurgia o.O
    E minha miopia não zerou, mas eu consigo ver as borboletas. As formigas... ainda não foi dessa vez.

    ResponderExcluir
  4. PQP! Ainda bem mesmo que só tô lendo isso depois!
    Eu ia desistir tranquilamente!

    Mas a minha cirurgia foi bem calma...
    A única coisa que tá me preocupando no momento é que as vezes eu vejo duas de cada coisa. Por exemplo, de noite tô vendo duas luzes do semáforo, duas placas, dois faróis. Um embaixo do outro... E com uns feixes de luz saindo... (das fontes de luz, não das placas) o.O

    Mas deve ser normal e vai melhorar. Tô confiando nisso!

    ResponderExcluir

Vai, danado, reclama!