sexta-feira, 9 de abril de 2010

Parada de ônibus: o problema III


Não vamos nem falar da qualidade do transporte público em si. Quero concentrar a reclamação unicamente na situação imbecil das paradas de ônibus. A questão é que elas simplesmente funcionam de maneira errada, almejando o mínimo possível de eficiência. Para melhor ilustrar a situação, solicitei ao meu Departamento de Arte Digital e Design Erótico que fizesse uma recriação detalhada de uma parada de ônibus lotada e os transtornos decorrentes disso. Não se espantem, esta é apenas uma imagem conceitual, embora o nível de realismo do trabalho faça com que a maioria das pessoas pense que é uma foto tirada diretamente do Google Earth. Atentem para as legendas explicativas:

Como pode ser facilmente percebido na imagem acima, o subaproveitamento da parada de ônibus causa uma série de problemas para o cidadão comum, os mais notórios entre eles sendo:
1-    A quantidade inaceitável de gente que se acumula na parada pra pegar o busão. Sério, todo dia parece que soltaram a Torcida Jovem na rua e fica mais e mais difícil subir no veículo de forma civilizada, bem como evitar que a gente seja impiedosamente amolegado no processo.
2-    Porque todo mundo pega os mesmos ônibus no mesmo lugar, os veículos vão se acumulando em frente à parada e depois vão se afastando cada vez mais dela e, conseqüentemente, das pessoas que querem embarcar.
3-    Por causa disso, é preciso correr atrás do ônibus, isso quando o motorista de fato pára. As pessoas se arriscam correndo pelas ruas e avenidas, e o trânsito vira uma bagunça, os motoristas dos carros perdem a paciência e começam a usar os pedestres como lombada.
4-    As ruas entre uma parada e outra ficam vazias, dado ao acúmulo anormal de gente nas extremidades. Isso dá margem à proliferação de assaltantes, estupradores, blogueiros e coisas piores no meio do caminho.

Desesperador? Sem dúvida. Mas é um problema que, com um pouco de bom-senso pode ser resolvido com relativa facilidade e baixo investimento.
No próximo post, vou mostrar como.

Um comentário:

Vai, danado, reclama!