sábado, 10 de abril de 2010

Parada de ônibus: a solução


Como eu tinha falado anteriormente, nem vou me deter com a questão da qualidade do transporte público em si. Existem planos pra se melhorar isso, mas as vezes tudo o que se precisa é de um pouco de inteligência e bom-senso. Francamente, não sei quais os critérios que são utilizados na hora de se decidir a alocação e espaçamento das paradas de ônibus, mas não é preciso ser um especialista pra notar que a maneira como isso vem sendo feita no Recife é totalmente idiota.
Do jeito que está simplesmente não funciona. Alguém sabe me dizer por que caralho de asa voando tantos ônibus de linhas totalmente diferentes vão para a mesma parada? Praticidade? Uma porra que é. A única coisa que acontece é o acúmulo de veículos na parada, de maneira que os ônibus acabam fazendo fila dupla e às vezes até mesmo tripla pra poder recolher os passageiros. Quando param, claro. Além disso, se formam filas indianas de veículos, cada vez mais extensas. Se o seu ônibus parou lá na frente porque a área da parada já tá toda ocupada, se fudeu. Corra. E corra valendo, o motorista não vai te esperar. E uma vez que todos os ônibus param nas mesmas paradas, a formação de mundiça é inescapável, claro. Formam-se aglomerados de gente extremamente localizados nas paradas, com as ruas entre uma e outra vazias. Resultado: inferno pra poder usar o transporte e um prato cheio pros meliantes que ficam pelo caminho.
Vejam a arte abaixo, mais uma vez encomendada aos meus lacaios. Ela mostra claramente que uma simples reorganização das paradas já ia ajudar muita coisa.

Cada ônibus de uma cor diferente, representando sua linha, parando cada um em lugares diferentes, evitando o acúmulo desnecessário de gente na parada. Sem agonia na hora do embarque/desembarque. Maior clareza na hora de pegar o ônibus. Em vez de multidões se engalfinhando a cada 4 ou 5 quarteirões, pequenos grupos em cada bloco. Mais movimento nas ruas, mais segurança. Um acúmulo de lixo mais manejável nas lixeiras das paradas. Enfim, é tudo tão simples, tão básico, que fica difícil imaginar o motivo de se insistir tanto em falhas tão grotescas. E se eu, que não sou engenheiro de trânsito, consegui pensar nisso, então certamente outras pessoas, muito mais entendidas do assunto do que eu, já chegaram à mesma conclusão. 
Tá bom, infalível não é, todo plano tem lá seus defeitos.
Mas ao menos é uma alternativa à essa estupidez sem tamanho que é pegar o ônibus no Recife hoje em dia.

Um comentário:

  1. :)
    Tu com tua vista alemã das coisas..

    O pior que conheci foi na Av. Conde da Boa Vista..
    Só que lá também têm muitos problemas em saber ONDE nessa multidão das paradas A, B, C, "algum nome", lotadas.. para ou não para um desses veículos. Já existem várias paradas, mas espalhadas practicamente na Avendia inteira, e, claro, que não tem nenhuma visão geral, algum plano pra deixar claro pra onde ir.. pelo menos eu nunca vi.

    Outra dica bem simples: placas no vidro traseiro do ônibus com a direção ou número da linha..
    da linha que vc acabou de perder.. hehe..

    P.S.: No teu desenho um desses bloquinhos negros é um motorista tranqüilo? :P

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Vai, danado, reclama!