terça-feira, 4 de maio de 2010

Veneza brasileira


Recife, pra quem não sabe, é conhecida como a “Veneza brasileira”. O motivo pra isso é a presença marcante de seus dois grandes rios, o Beberibe e o Capibaribe, que cortam a cidade em diversos pontos, suas pontes muito antigas e o casario clássico que pode ser encontrado ainda em muitos desses locais. Claro, essa é a visão romântica da coisa. Quem já enfrentou as chuvas de Verão no Recife, sabe que a cidade leva esse apelido por outros motivos.
Veja abaixo no que resulta um passeio pela cidade depois de uma manhã de chuva forte e acompanhem cenas diversas de transtorno causadas pelo alagamento de ruas e pelo descaso da Prefeitura.


Corrida de barcos.

Regando a árvore.

Parada submersa.

Estacionando.

Passeio pela calçada.

Divertido, né? Nem tanto para os protagonistas das fotos. E embora possa parecer uma boa idéia, nessa época de chuvas, finalmente investir naquele jet-ski que você sempre quis, a verdade é que a Prefeitura deixa de fazer uma grana, quando já poderia ter autorizado passeios de gôndola pelas ruas. Nada como navegar em um barquinho precário por vias inundadas por uma mistura nociva de lixo acumulado, esgoto e água de chuva. Para distrair os turistas, poderia ser organizado uma espécie de safári, onde os animais caçados seriam os gabirus que infestam as ruas. Alguns torcedores do Náutico poderiam sair feridos, mas o saldo final seria positivo, com tanto rato morto depois de um dia de navegação.  
Por isso você, recifense orgulhoso, bata no peito e declare o amor que você sente pela sua cidade. Mostre seu amor pelo Recife, não apenas dentro de casa. Saia às ruas, cantando o hino de Pernambuco e vestindo a camisa do seu time do coração. Só não esqueça do colete salva-vidas.
Aposto que os cariocas vão adorar esse post.

2 comentários:

  1. O cara de vermelho, na última foto passeando pela calçada, tem oxiúros? Parece que ele tá coçando o cu.

    Assinado:
    Mauro, o rei da galhofa.

    ResponderExcluir
  2. Já senti na pele as conseqüências de um dia de chuva em recife, ou melhor uma noite. Simplesmente perdi um vestibular por causa disso...

    =*

    ResponderExcluir

Vai, danado, reclama!