sexta-feira, 25 de junho de 2010

Como ajudar


Ontem o Blog da Reclamação enviou toda a sua equipe para colaborar na recepção e organização das doações que chegavam ao Quartel do Derby, no bairro do mesmo nome. Como o time do Blog se resume a mim mesmo, contei com a colaboração dos outros voluntários que estavam por lá e eram muitos. Pessoas das mais variadas camadas sociais se juntaram em um esforço coletivo, com adultos, adolescentes, idosos e até crianças ajudando. Em muitas ocasiões, os carros faziam fila para entregar suas contribuições, que chegavam também de táxi, caminhonete, caminhão, motocicleta e até de bicicleta. Todos os que chegavam por lá eram recebidos com palmas entusiasmadas e sinceros agradecimentos da parte dos voluntários civis e dos militares, policiais e bombeiros que também ajudavam.
O Blog da Reclamação aproveita para colocar algumas dicas para aqueles que pretendem ajudar tanto na doação quanto no trabalho voluntário, de forma a maximizar a eficiência do trabalho e fazer com que as contribuições cheguem de forma mais rápida aqueles que mais necessitam:
- Se for doar roupas, procure separá-las por sexo e idade, dessa forma reduzindo o tempo de triagem.
- Procure deixar os pares de sapato e botas atados juntos, para que não se percam, mais uma vez aumentando o tempo de triagem.
- Lembre de etiquetar tudo o que está sendo doado.
- Procure usar sacolas e caixas resistentes, de forma a evitar acidentes ou a perda do produto que será doado.
- Tente organizar as doações em fardos de tamanho médio a grande, para facilitar o trabalho de recepção e transporte.
- Tudo ajuda, mas alguns produtos são mais necessários do que outros. Há uma grande escassez de itens de limpeza, como água sanitária, e de higiene pessoal, como sabonetes e escovas de dente.
- Água potável é prioridade 1. Doe o que puder, de preferência em garrafas de tamanho médio, mais portáteis e mais fáceis de serem distribuídas.
- Cestas básicas são ideais, pois estão prontas para serem doadas a uma família, são portáteis e não precisam passar por triagem, indo direto para o caminhão de doação.
- Se for ser voluntário, se alimente bem antes de sair de casa, leve uma garrafa de água, use roupas leves e passe protetor solar.
- Faça o que estiver ao seu alcance. Não adianta sofrer um ataque cardíaco ou arrebentar as costas exagerando no trabalho. Isso não ajuda ninguém.
Então é isso. Com essas dicas, você facilita o trabalho dos voluntários e aumenta as chances de que as pessoas atingidas pelas chuvas recebam um atendimento muito mais rápido e eficiente. E se você não tem o que doar ou não está em condições de ajudar no recebimento ou triagem de contribuições, dê uma passadinha em algum dos centros de doações e prestigie o trabalho das pessoas que estão lá ajudando sem receber nada por isso. Leve um rádio, um violão, conte uma história, converse. Não existe uma maneira única de ajudar. Que o diga essa figura aí embaixo.







Pois é. Cada um ajuda como pode.

2 comentários:

  1. Eu passei por lá na quarta-feira e pretendo voltar. Ainda não me dei por satisfeita.
    Na verdade, só me contentarei quando tudo isso tiver acabado.

    ResponderExcluir
  2. er... eu esqueci do protetor solar...

    Só lembrando, é bom avisar quando entregar roupas ou produtos já separados. Muitas vezes, na correria não há tempo de ler etiquetas. E se avisar na hora de entregar, o pessoal leva direto pro caminhão.
    Beijos!

    Déa.

    ResponderExcluir

Vai, danado, reclama!