quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pobreza e auto-imagem, parte II

Continuação...




Raspe esse bigode.





Se você está lendo esse tópico e já passou pelo título, pare o que quer que você esteja fazendo e vá raspar seu bigode. Agora. Depois você pode continuar a leitura e entender o porquê. Confie em mim. Bigode é coisa de pobre. Não existe justificativa moral que explique a ocorrência desse estilo de cabelo facial. Quem tem grana raspa a cara toda ou cultiva uma barba de respeito. Não existem meios-termos. E nem circunstâncias atenuantes. Bonito não é, mas sempre há a possibilidade de que você mantenha o seu ridículo bigode na esperança de ocultar alguma terrível deformação no lábio superior. Ou talvez você simplesmente seja banguelo e achou que andar por aí com um preá morto na boca era a melhor maneira de esconder sua falta de higiene bucal. Pense de novo. E, enquanto pensa, trate de escovar os dentes. Os que ainda restam. Quanto ao bigode, podemos dizer, com absoluta certeza, que ele envelhece, enfeia e, pior de tudo, empobrece. Se você for jovem, fica parecendo um pré-adolescente que tenta, sem sucesso, se desvincular de sua imagem de punheteiro zoófilo. Se você estiver mais avançado em idade, vai parecer um PM em fim de carreira. Em ambos os casos, você sempre vai ter cara de vendedor de aspirador de pó e/ou pedófilo. E de liso, claro. O bigode parece ter um sinistro poder de deturpação mental, afetando a parte do cérebro responsável pelo bom-senso e pela estética, fazendo com que os homens que insistem nesse maldito amontoado de pelos se enxerguem dessa forma:






Quando o resto do mundo os vê assim:






Nem deveria ser necessário comentar, mas lá vai. Mulheres, caso vocês tenham sido sacaneadas pela genética e carreguem a maldição do buço feminino, LIVREM-SE DESSA COISA. 



 Não há exceções.



Não existem mulheres ricas de bigode. Por Deus, não deveriam existir mulheres de bigode e ponto final. Mas não vivemos em um mundo perfeito e temos que nos virar com o que temos. Então, a não ser que você seja uma Frida Kahlo da vida, raspe, depile, arranque, use um sabre de luz, qualquer coisa, mas não saia por aí parecendo que engoliu uma andorinha e deixou o rabo da coitada de fora.



 No Maranhão, por exemplo, as andorinhas estão em extinção.



Pare de chamar atenção.

Pobre é uma desgraça mesmo. Por algum motivo, adora chamar atenção. Talvez seja por se sentir invisível nas grandes cidades, em meio ao caos urbano diário. Também pode ser uma maneira de compensar a falta de atenção por parte do governo e do resto da sociedade. Não importa, quem é liso adora aparecer. É o povo que fica gritando na traseira do ônibus, a mulher que vai bater boca com a vizinha no meio da rua, o imbecil que não tem grana para pagar uma boa escola para a filha, mas investe 2/3 do seu salário mínimo pagando cachaça para as putas desdentadas do boteco da esquina. E ainda dança forró com elas em cima da mesa de sinuca. É o desgraçado que, em vez de trabalhar ou estudar, vai para o meio de uma praça do centro, ao meio-dia, vestindo o terno roubado de algum mendigo e começa a pregar a palavra de Jisui com uma bíblia que ele nunca compreendeu, um microfone, um alto-falante e total falta de consideração pelas pessoas ao redor. É o retardado que bota o som do seu caro no último volume, não importando o estilo musical, e estaciona na rua ou em alguma praia, achando que lugar público se traduz em bagunça coletiva. Enfim, é todo aquele que não sabe ser discreto, que não entende que as pessoas possuem uma coisa chamada “espaço pessoal”, que é invadido toda vez que você, em toda a sua pobreza saliente, resolve se manifestar descontroladamente, ofendendo as pessoas com sua pseudo-espontaneidade e pretensas demonstrações de alegria. Se você é uma dessas pessoas, repense sua vida. Na melhor das hipóteses, você é um largado na sarjeta da vida. Na pior, pode acabar ofendendo alguém e levando um tiro. O que, francamente, seria uma benção para o resto do mundo.


 Continua...



3 comentários:

  1. Vendo a foto do Sarney, lembrei-me de um professor que eu tinha. O bigode era semelhante. Uma vez ele não foi dar aula pra gente porque a mulher dele trancou ele em casa e saiu. Os meninos não acreditaram, disseram que na verdade, ele foi sair e bigode ficou preso no cadeado.Até hoje ninguém sabe a razão, mas eu acredito na segunda opção. :D
    :*****

    ResponderExcluir
  2. É, pobre adora abrir o barraco. Seja porque está faltando dez centavos no troco do pão, seja porque está esperando o dentista há quinze minutos. Ontem botei um paciente barraqueiro pra correr (com muita classe porque, posso não ser RYKA, mas não sou lisa). Não custa nada falar com educação. Além de ser bem atendido, você ainda sai de fino.

    ResponderExcluir
  3. Não tem nada poior na vida do quê barulhooo .. ninguém merece e vou dizer , você já está no coletivo que por sinal é triste, e um cidadão vem "pregar" gritando no seu ouvido e ainda quando você olha de cara feia, eles gritam mais alto ainda dizendo que vamos para o inferno .. putz , mas uma cituação dessa, você já desceu para as profundezas sem piedade.

    ResponderExcluir

Vai, danado, reclama!