segunda-feira, 29 de março de 2010

Vovó sempre vence



Casa de avó funciona mais ou menos como uma máquina do tempo. Você vai pra lá e tá tudo a mesma coisa de 20 anos atrás. Os mesmos móveis, a mesma louça, a mesma decoração, as mesmas fotografias amareladas nos mesmos porta-retratos e a mesma coleção de LPs do Nelson Gonçalves. O que é massa, porque Nelson Gonçalves botava pra fuder, pra você que não sabe. Mas então, fica tudo a mesma coisa, parece que a modernidade dá meia-volta quando chega na porta. Imagino que Cuba seja meio que uma grande casa da avó. E se a de vocês for mais ou menos como a minha, ela tem dificuldades enormes em aceitar coisas que fujam da realidade já cimentada no inconsciente dela. Minha avó me conhece há 28 anos, há 28 anos que ela me oferece vitamina de abacate e há 28 anos que eu recuso. Não adianta. Ela tá velha, mas não desiste fácil.
Minha avó: Meu filho, quer uma vitaminazinha de abacate?
Fred: Não, vó, brigado.
Minha avó: Não quer?
Fred: Não, vovó, brigado.
Minha avó: Mas não quer por quê?
Fred: Porque eu não gosto, vó.
Minha avó: Mas não gosta por quê?
Fred: ...porquê...por q...não sei vovó, não gosto. Mas brigado, viu?
Minha avó: Mas faz bem.
Fred: Eu sei vó.
Minha avó: Quer quantos copos?
Fred: Oi?
Minha avó: Da vitamina, quer quantos copos?
Fred: Não, eu...eu já dis...vó, não quero, brigado, de verdade.
Minha avó: Mas por quê?
Fred: ...eu..vó, eu...sério. Não quero. Brigado. De verdade. Eu não gosto. Eu. Não. Gosto.
Minha avó: Mas faz bem.
Fred: Eu sei que faz! A senhora já fal...certo, olha, vovó...eu não quero vitamina de abacate. Eu não vou tomar vitamina de abacate. Essa possibilidade não existe. Juro. Pode confiar. Se eu tomar essa vitamina de abacate, eu pipoque.
Minha avó: Tá bom, meu filho, vou guardar então.
Fred: Tá bom, vó. Brigado viu?
Minha avó: De nada, meu filho. Tome tudo viu?
Fred: Tomar tudo o que...?
Minha avó: A vitamina que tá aí no seu copo, não deixe nada. Vitamina de abacate faz bem, sabia?
Fred: ...
Minha avó: Quer mais?
Derrotado, eu tomo tudo, obediente. Minha avó vai embora, cuidar da cozinha, um sorriso de vitória nada inocente nos lábios. De que adianta recusar a porra de vitamina por 28 anos se, no final, eu acabo tomando mesmo? Besta sou eu, que ainda teimo. Esperta ,ela sabe que sempre vai vencer. Ela tem vencido por 28 anos e não vê motivo pra que isso mude agora. E dessa forma, a realidade como vista pelos olhos de nossas avós é construída. Formada por velhos relógios de parede, enciclopédias que ainda mostram a União Soviética em seus mapas, pequenas vitórias e inescapáveis vitaminas de abacate.

6 comentários:

  1. Tás bonzinho :) Demais. Sua culpa então, hehehe..
    Minha vó sempre ficou em dúvidas se tudo estivesse bem, que todo mundo estivesse feliz e comeu o bastante (quer dizer: um montão de comida!) quando estávamos em casa dela.
    E também perguntou váaaaaaaaarias vezes, num jeito bem parecido.. :)
    È como é com as vós. Só querem nosso bem: tomar coisas suuuuuper saudáveis ou comer no mínimo tres pedaços daquela torta com crema e chocolate, não é? :)
    Eu sempre vou guardar isso como lembrança fofa da minha vó pois ela nunca mais poderá me ofrecer nada.

    ResponderExcluir
  2. É Fred...vó é assim mesmo, sempre quer que a gente coma mais um pouquinho,isso é cuidado... amor...isso é bom...sinto saudades desse tempo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ó aí, Frederico! Pelo menos pra tua vó tu tem q dar o braço a torcer. :-P

    ResponderExcluir

Vai, danado, reclama!