sábado, 27 de março de 2010

Parque da Jaqueira



Parece lenda de Internet. Tipo, aquelas que dizem que os livros de Geografia dos Estados Unidos mostram o Brasil sem a área da Amazônia (é mentira) ou aquele velho boato de que o Flamengo foi campeão brasileiro em 1987 (papo-furado, nem no vídeo-game um time que não se apresenta pra partida final pode ganhar o jogo). Ou seja, o tipo de coisa que tá no nosso inconsciente coletivo, mas que no final deixamos pra lá, pensando que jamais aconteceu ou que nunca acontecerá. Pois se prepare pra ter seu inconsciente coletivo e seu consciente pessoal jogado na lama da imbecilidade humana. Estão querendo vender o Parque da Jaqueira.
Pausa pra digerir a notícia.
Pra quem mora no Recife, essa frase aí em cima poderia ser substituída por “estão querendo vender as pontes do Centro” ou “estão querendo vender a praia de Boa Viagem”. Pra nós, recifenses, daria tudo na mesma. O Parque da Jaqueira faz parte da paisagem da Zona Norte da cidade há décadas, enquanto parque, e há séculos, como um pedaço de verde bem no meio de umas áreas residenciais mais antigas do Recife. Lá tem árvores, principalmente jaqueiras, que já estão há alguns séculos naquele mesmo lugar. É um dos únicos refúgios verdes do Recife e, todos os dias, literalmente milhares de pessoas passam por lá, fazendo Cooper, se exercitando, passeando, brincando com os filhos, andando de bicicleta, namorando, enfim, essas coisinhas à toa que diferenciam a gente dos animais.
E estão querendo vender o parque.
O terreno, pra quem não sabe, não pertence ao povo ou à Prefeitura do Recife, mas ao INSS. E eles querem de volta. Pra que? Advinha. O Bairro da Jaqueira possui o metro quadrado mais caro da cidade. A idéia, claro, é derrubar as árvores, tacar asfalto na grama, remover toda a aparelhagem de lazer, derrubar a capelinha histórica que tem lá e transformar o lugar num condomínio de luxo.
Pausa pra chamar o autor deste blog de mentiroso, boateiro, contador de história e fanfarrão.
Eu queria estar mentindo. Na moral, queria mesmo. Mas vejam a notícia abaixo retirada do respeitado blog Acerto de Contas:
A justificativa do INSS é que qualquer terreno pertencente à instituição é um ativo valioso e deve, portando, estar continuamente gerando lucros. Quanta lógica, não? Então, por que não asfaltar os rios Capibaribe e Beberibe, transformando-os em avenidas e resolvendo o problema de trânsito da cidade? Ou talvez cobrar pedágio nas praias? Tenho certeza que todo dinheiro coletado seria bem empregado pelo governo. Ainda dá pra lucrar muito com o Recife. É só deixar de lado a consciência, a integridade, a sensatez e prostituir a cidade aos interesses das grandes imobiliárias e instituições. Porra Fred, que merda que tu falou agora. Asfaltar os rios. Cobrar pedágio nas praias. Dã, lógico que esses absurdos nunca iriam acontecer.
Pois é, foi o que eu pensei em relação a idéia de construir um shopping no lugar do Hospital da Tamarineira e de transformar o Parque da Jaqueira num condomínio de luxo. E olha onde estamos agora.

2 comentários:

  1. OMG!
    Sério?? Estupidez infinita... não vai ter uma.. hm.. sei lá..um voto do povo contra isso.. alguma maneira de lutar contra essa decição com democracia - se a razão humana não puder ganhar / não existe nas cabeças daqueles capitalistas :P?

    Meu segundo pensamento era: Que retardados.. eu diria que a zona da Jaqueira tem esse valor alto de metro quadrado (sobre tudo)POR CAUSA desse parque, porque fica perto dessa oásis verde no meio de muito concreto? Isso é do ponto da vista duma alemã que provavelmente tenha mais verde no seu redor.. mas.. por isso tou errada? Acho que não..
    Quero voltar pra esse parque, como esteve quando fui embora.
    Tenho lembranças boas e exatas das conversas e as impressões que tinha passeando por lá..

    ResponderExcluir
  2. Só temos que iniciar uma caçada ao e-mail do ilustre procurador Adolpho Camiliano Passos de Moraes Ferreira e lembrá-lo que em vez de detonar a Jaqueira ele deveria se preocupar em criar mecanismos que ajudassem a reduzir o ainda monstruoso rombo da previdência. Daria pra arrecadar o dinheiro de uns 150 Parques da Jaqueira. Sem destruir nada.

    ResponderExcluir

Vai, danado, reclama!