sexta-feira, 26 de março de 2010

Fila da puta


Ninguém gosta de esperar numa fila. Isso é fato. A não ser em casos muito específicos, tipo, você tá na fila do corredor da morte. Aí, você reza pra ser o último. Mas tirando essa situação, ficar em pé por vários minutos e as vezes horas, com estranhos na sua frente e nas suas costas, é uma das piores experiências da vida diária. E bota diária nisso, especialmente no nosso Brasil, país das filas intermináveis, onde a burocracia é esporte e a estupidez vem de fábrica. Não existe fila boa (vide exceção acima), mas algumas são piores do que outras, pelo simples fato de serem mais estupidamente desnecessárias. Nessa categoria, ninguém bate os pontos de recarga do Passe Fácil. Pra quem não sabe, não mora no Recife ou só anda de carro, é lá que nós, pobres pedestres, temos que ir periodicamente fazer a recarga de créditos no cartão, de modo que possamos fazer uso do nosso belo sistema de transporte público. Aposto que a ironia das minhas palavras está escorrendo pelo seu monitor enquanto você lê isso. Mas enfim. O que acontece é que lá no Passe Fácil, existe uma política de nunca deixar a fila parada. Ótimo, né? Quer dizer que a fila está sempre andando, agilizando o atendimento. E se você acreditou nisso, é um tabacudo ingênuo, vá ler outro blog. Não, o que isso quer dizer é que, naquele lugar, o ser humano alcança níveis de imbecilidade jamais sonhados em toda sua História. Veja a foto abaixo:

Deu pra notar o imenso vazio central, marcado no chão por fitas adesivas que indicam o sentido da fila? Agora alguém, em nome da foda, me faça o favor de explicar por que aquele povo tá se espremendo lá atrás e nos lados, perto dos caixas, se tem toda essa merda desse espaço inutilizado no meio? Não faria mais sentido formar uma fila maior no centro do salão, onde as pessoas poderiam esperar confortavelmente (na medida do possível) até chegar sua vez? Em vez disso, se formam filas menores, na frente de cada caixa, que acabam se tornando tão grandes que ocupam o espaço de outras filas! Não, sério. Não tô tirando onda, isso acontece lá todo dia. Fica esse espaço vazio no meio, um monte de fila tronxa na frente dos caixas, todo mundo se apertando, filas invadindo o espaço umas das outras e um espaço inutilizado no meio do salão onde daria pra jogar uma partida de futebol de salão! E tudo pra manter a ilusão de que não existe fila, porque o miolo do lugar fica vazio, enquanto o povo fica se espremendo nas filas menores em frente de cada caixa! Isso é tão epicamente estúpido que eu sinto meus neurônios morrendo só  de estar contando essa história. Pronto, lá se vai mais um.
E esses filhos da puta ainda têm a capacidade de chamar essa merda de Passe Fácil. Ah, mas agora mudou de nome. O cartão se chama Vem. Com certeza, um diminutivo pra Vem Se Fuder Nessa Fila Do Caralho Seu Zé Buceta. O lado bom disso tudo? Me formei! Quer dizer que essa foi a última vez que carrego meu Vem, porque deixei de ser estudante. Agora, tudo o que tenho que fazer é pagar R$ 1,85, em dinheiro, ao cobrador do ônibus e um universo de possibilidades se apresenta pra mim. Na ida. Na volta são mais R$ 1,85. E parece que vai aumentar. Nada como gastar quase 4 reais pra ir e voltar de qualquer lugar, todos os dias. Façam aí as contas.
Mas pelo menos é uma fila idiota a menos que freqüento.

3 comentários:

  1. Vc deveria ter pego uma foto desse local nos primeiros dias úteis do mês, num horário que coincide com os estudantes largando...

    A pessoa chora em ver q a fila tá chegando no Teatro do Parque e para piorar a situação, quando vc consegue entrar...40°C!

    Bora reclamar pra viver mais!

    =D

    ResponderExcluir
  2. Sempre me perguntei o pq dessa fila ilusionária...por isso mesmo...normalmente carregava meu passe Fácil lá no cordeiro..era mais calmo...

    e como vc...tbm vou ter que pagar =(

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oxe, Fred, para o que eu deveria escrever um blog sobre as coisas que eu achei.. digamos "diferente" no Brasil se tu tratou practicamente TUDO ISSO já no seu blog??
    Diz a verdade, eu também te inspirei por isso, não é, né né né? O tema "filas" foi uma das primeiras coisas que me deu na vista depois ter chegado.. e.. todo o resto das pessoas da Alemanha pensavam assim :D
    Sempre uma boa brincadeira aqui: a lembrança da "fila única" :D
    Tema "calçadas /(buracos na) rua" foi.. o segundo ou até primerio que eu mencionei.

    Tu tens uma vista bastante européia a esses assuntos embora são bastante típicos por aí :)
    Melhor tu reclamar que eu :P
    Eu amo "o total" mesmo assim :)

    :-**

    ResponderExcluir

Vai, danado, reclama!