quinta-feira, 11 de março de 2010

Aprendendo alemão


Agora inventei de aprender a falar alemão. Quer dizer, agora não, inventei faz tempo. Agora é que tive grana e tempo. Na moral, eu acho sinceramente que podemos aprender qualquer coisa se realmente temos a vontade pra isso. A merda é que a idade realmente influencia na rapidez e na qualidade do seu aprendizado. Ah, meus 16 anos...existem outros fatores, lógico, mas falando puramente do lado do aluno, isso conta bastante. Você fica velho e então não lembra mais nem onde deixou suas chaves, seu cartão de crédito ou seu pacote de fraldas geriátricas.
No meu caso, especificamente, é um pouco mais frustrante do que o normal, já que venho dando aulas de Inglês já há uns 8 anos. Não porque eu estou velho. Ouviram? Então, aí depois de quase uma década corrigindo o povo, reclamando da burrice alheia e dominando uma língua, pode ser enlouquecedor passar para o outro lado da experiência. Quem se achava o foda (e professor tende a se achar o foda), passa a enxergar a coisa pelos olhos de quem tá aprendendo, quando tudo é difícil, complicado, lento e profundamente irritante. A coisa toda funciona como uma pílula de humildade. Ou melhor dizendo, um supositório de humildade. Daqueles bem grandes, direto de Itu. Sem cuspe.
E lá está você, junto com os outros retardados na sala de aula, tentando aprender alemão, uma língua difícil pra cacete e amaldiçoando a própria ingenuidade ao achar que era grande coisa só por falar Inglês. Grande merda falar Inglês. Porra, até Bush fala Inglês. E quem lia Shakespeare de trás pra frente no idioma original, de repente se vê duvidando da própria capacidade e vibrando com as menores conquistas. Daí que saem “diálogos” dessa qualidade:
Professor: Guten Abend, Frrred! Wie ghet ist dir?
Fred: ...
Professor: Frrred, wie ghet ist dir?
Fred: …
Professor: Frrred…?
Fred: …Mir…
Professor: Ja?
Fred: …mir ghet…
Professor: Ja, ja! Continua, Frrred!
Fred: Hmm…mir…ahhnn…mir ghet ist…gut?
Professor: Gut! Super! Wunderbar, Frrred!
Euforia total. Palmas dos colegas. Os homens sentem inveja de mim. As mulheres me desejam. As igrejas batem seus sinos, anunciando minha vitória. Meu celular toca. Certamente é o prefeito, pra me felicitar pela minha conquista. Nem atendo. Não posso perder minha concentração agora. Um desafio muito maior e incocebivelmente mais aterrador encontra-se diante de mim. Preciso de toda minha força e astúcia. Dessa vez é pra valer.
Dessa vez o professor quer que eu soletre a porra do meu nome!

3 comentários:

  1. Gostei disso, so eine Überraschung! Que surpresa..
    Ah, se serve do consolo.. O professor errou também. :D
    O correto teria sido: "Wie geht es dir?" Seu bobo, professor! ;)

    Outra vez que temos uma vantagem em ter nomes menos cumpridos aqui, aliás (além de não precisar de formulários enormes só para poder preencher o(s) (sobre)nomes..:P).
    Soletrar numa lingua estrangeira sempre é foda. Mas o SEU.. e a maioria dos nomes brasileiros.. HUAHUAHUA!! Bichinhos!!
    Mas enfim, só assim é que um aprende, né?

    Quero dizer nesse lugar aqui, provavelmente como única pessoa que realmente conhece Fred e pode julgar sobre os seus talentos quanto ao alemão que esse menino tem jeito pra esse meu idioma. Já tentamos várias vezes!
    Não da pra reclamar sobre isso não, viu?

    Weiter so, Fred, auf geht's!

    ResponderExcluir
  2. heeuhauheuaheuhauehaueuhae
    poutzzzz, eu tô passando mal de rir aqui!!!
    só de vc mesmo q sai um post desses... ehauehauehauehaueha

    beeijo

    ResponderExcluir
  3. Olha, obrigada ai por me chamar de retardada ta!?
    so pq eu me enrolo pra soletrar 2 em alemao!
    aff...

    ResponderExcluir

Vai, danado, reclama!