sábado, 17 de abril de 2010

Melhor reclamar do que remediar




Não tá funcionando. É evidente que o prefeito não foi informado das minhas inovações acerca do nosso transporte público, uma vez que basta dar uma passada em qualquer parada de ônibus da cidade pra constatar que, sem sombra de dúvida, tá tudo a mesma merda. Talvez um pouco mais molhado, agora que estamos na temporada de chuvas. O problema não são as chuvas em si (ainda), mas o fato de que é tanta gente na parada que alguém vai ficar de fora da proteção do telhado. E esse alguém geralmente sou eu. De alguma forma, acho que sempre me atraso pra parada de ônibus, seja lá como isso funcione. Quem tá lá há mais tempo se fudendo na espera de um transporte, costuma pegar os melhores lugares, a salvo do sol ou, como tá cada vez mais comum agora, da chuvarada. Pensando bem, há uma certa justiça social nisso.
Mas isso tudo quando o ponto de ônibus possui uma estrutura com telhado, o que nem sempre acontece. Uma vez, num dia de chuva excepcionalmente forte, vi um grupo de 4 ou 5 pessoas na parada, todas portando guarda-chuvas que eram usados lado a lado para improvisar um teto bastante precário. A merda é que toda vez que passava um carro subia uma onda de lama na direção do grupo que, sincronizadamente, baixava os guarda-chuvas à altura da cintura para se proteger do banho de água suja e dejetos não identificáveis. Havia uma certa beleza naquele balé informal, onde um grupo de estranhos acabou por encontrar, no trabalho em equipe, a força pra continuar esperando seu ônibus sem se render às lágrimas, desespero e o suicídio coletivo.
Sei que poderia ser bem pior. Outras cidades brasileiras estão sendo mais duramente castigadas pelas chuvas. Mas isso não é motivo pra deixar de reclamar, ao contrário. Não vou esperar a merda estar feita, como aconteceu no Rio. Quero ver pontos de ônibus bem estruturados e organizados de maneira inteligente já.
Sou a favor da reclamação preventiva.

Um comentário:

Vai, danado, reclama!